Tour pelo varejo de material de construção no mundo: Suécia – Loja Hornbach

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Tour pelo varejo de material de construção no mundo: Suécia – Loja ClasOhlson
02/08/2016
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Tour pelo varejo de material de construção no mundo: Suécia – Loja K-Rauta
09/08/2016
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Durante o “4th. Global DIY Summit”, realizado em Estocolmo em junho/16, houve uma série de visitas técnicas a lojas de material de construção na região de Estocolmo.

Este evento é realizado pela EDRA – European DIY Retail Association (Associação Europeia do Varejo de Material de Construção) e pela FEDIYMA – European Federation of DIY Manufacturers (Associação Europeia dos Fabricantes de Material de Construção).

Nesta série de artigos sobre o varejo de material de construção na Suécia, traremos quatro redes: Hornbach (neste artigo abordada), K-Rauta, Byggmax e Clas Ohlson. Estas redes são bastante diferentes entre si, sendo a Byggmax uma espécie de ‘hard discount’, com soluções de material básico, ferramentas e algumas soluções para o ambiente doméstico, a Clas Ohlson uma loja de área urbana de intensa movimentação, voltada para itens de reposição e manutenção, e a Hornbach e K-Rauta com estilo ‘big box’, com grande área de loja (mais de 10 mil m2), com vasta gama de categorias, envolvendo o básico, acabamento e decoração. Portanto, são quatro lojas representando três diferentes níveis de posicionamento, proposta de valor, mix de produtos e preços.

Neste artigo abordamos a Hornbach, empresa alemã, que opera em outros oito países e possui 153 lojas, todas com grande superfície, em geral com mais de 10.000 m2.

A Alemanha, onde está sua origem, é o maior mercado europeu de material de construção, com vendas no varejo em 2015 estimados em € 44 bilhões. Na Alemanha a Hornbach é a terceira maior empresa do varejo de material de construção.

É uma loja que atende tanto o consumidor final, como o profissional e empreiteiros.

Apresenta vasta gama de categorias, indo do básico, passando pelo acabamento até a decoração.

Sua estrutura de exposição é essencialmente feita de grandes racks, com grande verticalização de produtos e do próprio estoque.

A informação de uso e aplicação dos produtos é vastamente utilizada em grande parte das categorias comercializadas na loja.

Eugenio Foganholo
Diretor da MIXXER – consultoria especializada em bens de consumo e varejo

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