Durante o “4th. Global DIY Summit”, realizado em Estocolmo em junho/16, houve uma série de visitas técnicas a lojas de material de construção na região de Estocolmo.
Este evento é realizado pela EDRA – European DIY Retail Association (Associação Europeia do Varejo de Material de Construção) e pela FEDIYMA – European Federation of DIY Manufacturers (Associação Europeia dos Fabricantes de Material de Construção).
Nesta série de artigos sobre o varejo de material de construção na Suécia, traremos quatro redes: Clas Ohlson (neste artigo abordada), Byggmax, Hornbach e K-Rauta. Estas redes são bastante diferentes entre si, sendo a Byggmax uma espécie de ‘hard discount’, com soluções de material básico, ferramentas e algumas soluções para o ambiente doméstico, a Clas Ohlson uma loja de área urbana de intensa movimentação, voltada para itens de reposição e manutenção, e a Hornbach e K-Rauta com estilo ‘big box’, com grande área de loja (mais de 10 mil m2), com vasta gama de categorias, envolvendo o básico, acabamento e decoração. Portanto, são quatro lojas representando três diferentes níveis de posicionamento, proposta de valor, mix de produtos e preços.
Neste artigo abordamos a Clas Ohlson, empresa sueca fundada em 1918 que, além da Suécia, opera em 4 outros países vizinhos.
Suas lojas, cujo conceito é para área urbana, possuem cerca de 1.000 m2.
Trabalha com 15.000 itens, divididos em 5 grandes categorias: produtos faça-você-mesmo, artigos para o lar, lazer, materiais elétricos e multi mídia.
A Clas Ohlson apresenta um formato de varejo posicionada para necessidades de reparo, conserto e manutenção do lar, num ambiente com lay out que possibilita conforto e boa navegação do consumidor, com vários tipos de equipamentos expositores e formas diferentes de exposição, explorando os cestos para chamar a atenção do consumidor para itens promocionais.
Cada uma das 5 grandes categorias são separadas e definidas em áreas bem demarcadas.
É uma espécie de loja de conveniência de itens para o lar e, como tal, apresenta preços com boa margem, já que preço é um atributo suplantado pelo fator conveniência e rapidez de solução que a loja oferece.
Eugenio Foganholo
Diretor da MIXXER – consultoria especializada em bens de consumo e varejo