Convenção do varejo de Material de Construção da Edra / Fediyma

Imagem-destacada
Tour pelo varejo de material de construção no mundo: Japão
12/07/2016
imagem-destacada
Tour pelo varejo de material de construção no mundo: Suécia – Loja Byggmax
29/07/2016
imagem-desacada-e-f

Em junho de 2016 foi realizado o “4th. Global DIY Summit”, realizado em Estocolmo, evento realizado pela EDRA – European DIY Retail Association (Associação Europeia do Varejo de Material de Construção) e pela FEDIYMA – European Federation of DIY Manufacturers (Associação Europeia dos Fabricantes de Material de Construção).

Trata-se do melhor congresso do varejo de material de construção realizado atualmente no mundo, pois reúne um conjunto precioso de apresentações, envolvendo a situação atual e tendências do mundo do varejo de material de construção, liderança, o mundo disruptivo da inovação, entre outros temas.

Com cerca de 800 participantes, todos com perfil de alta administração das empresas que representam, vindos de 50 diferentes países. São participantes de alto gabarito, que vale a pena conhecer e trocar algumas ideias.

No entanto, havia poucos representantes da América do Sul, entre eles dois altos diretores da Sodimac, do Chile, e três altos diretores do Easy (pertencente à Cencosud), igualmente do Chile. Do Brasil, apenas dois participantes.

Este é um evento para empresários e executivos do varejo e de fornecedores de material de construção que querem ir além, avançar com suas empresas, através de ganho de novos conhecimentos de ponta e do relacionamento com a nata do material de construção do mundo.

As apresentações, num total de 23, em geral são de cerca de 30 minutos, o que torna o evento objetivo e que possibilita grande compartilhamento de onhecimento para os participantes, dando-lhe grande dinamismo.

O congresso ocorre em dois dias e foi dividido em 5 grandes temas, com diversas apresentações em cada um deles. Aqui apresentamos três destes grandes temas que foram apresentados.

  • Liderança: Engajar para Obter a Máxima Performance

A apresentação de abertura foi realizada por Veronique Laury, CEO do Grupo Kingfisher, com sede na Inglaterra, terceiro maior grupo do varejo mundial de material de construção, seguida por John Gillam, CEO da Bunnings, maior rede de varejo de material de construção da Austrália. Houve também apresentações de Jennie Stenbom, Vice-Presidente da Kesko, da Finlândia, cujo tema foi ‘Desenvolvendo uma Cultura de de Alta Performance’e do Professor Chris Roebuck, da Cass Business School, em Londres, cujo tema foi ‘Duas Etapas para uma Transformação de Sucesso – Obtendo o Melhor das Pessoas’.

  • Inovação Disruptiva: Os Impactos no Mercado de Material de Construção

John Gerosa, Diretor de Varejo do Google, apresentou ‘A Próxima Onda Tecnológica’, Kris Beyens, Vice-Presidnete do eBay falou sobre ‘Para Sempre Disruptivo: os 20 anos do eBay e como Continua a Ser Disruptivo’, Reinier Zuydgeest, da USP Marketing Consultancy, apresentou ‘Tendências Chave do Mercado de Material de Construção na Europa’ e Mark Herbek, Sócio da Cleveland Research Company, dos Estados Unidos, que apresentou ‘Tendências do Mercado Americano de Material de Construção’

  • O Varejo de Material de Construção ao Redor do Mundo

Uma das sessões mais esperadas é a apresentação de cases de varejo de material de construção de diferentes partes do globo. Todos os cinco cases apresentados foram realizados por seus CEOs e foram da Turquia (Tekzen), Islândia (Byko), Rússia (que contou com duas apresentações: Pervomaster e Petrovich) e Japão (Komeri).

Estas apresentações demonstram que as inovações podem vir de qualquer lugar do mundo, pois em geral, todas as lojas apresentadas demonstram ser de alta qualidade, incluindo algumas interessantes inovações na exposição de produtos, como na rede Petrovich, da Rússia.

Estas apresentações representaram um verdadeiro tour pelo varejo de material de construção no mundo.

Os outros grandes temas apresentados foram “Lares Conectados: Oportunidades para o Varejo de Material de Construção” e “Disruptores: Os Novos Desafios no Mundo Digital”.

Além do congresso, houve um jantar de gala, que ocorreu num dos salões da Prefeitura de Estocolmo, o mesmo local onde são entregues os Prêmios Nobel. Foi uma experiência inigualável.

A cada ano é escolhida uma capital europeia para acolher o evento. Em 2017 será realizada a quinta versão do evento em Berlim, na Alemanha.

A Alemanha é o maior mercado de varejo de material de construção da Europa e possui operações de grande destaque no varejo de material de construção com Obi, Bauhaus, Hornbach e Knauber. Além disso, possui um varejo, de forma geral, bastante inovador e atraente.

A EDRA e a FEDIYMA, realizadores do evento, já anunciaram que esta próxima edição será histórica, pelo escopo que será abordado no congresso.

Eugenio Foganholo
Diretor da MIXXER – consultoria especializada em bens de consumo e varejo

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.